Translate

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

TEATRO DE FANTOCHES COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O INCENTIVO À LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL



O projeto “Teatro de Fantoches como ferramenta pedagógica para o incentivo à leitura no Ensino Fundamental” que faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) continua alcançando os objetivos específicos previstos na sua implementação. Depois da visita ao Teatro de fantoches do Centro Cultural Chaminé, os bolsistas pesquisaram  sobre a temática do bulliyng com o objetivo de criar uma obra teatral para ser  apresentada à comunidade escolar. Posteriormente eles escolheram 4 histórias do livro “Fábulas e Apólogos da Amazônia” das autoras Creuza Barbosa e Adriana Barbosa Silva para serem trabalhadas nas turmas do 9º ano, como forma de extensão do projeto e com o intuito de trabalhar de forma lúdica a interpretação, encenação e discussão das obras da literatura universal e amazonense. É importante destacar, o grande entusiasmo e motivação por parte dos bolsistas em esta etapa relevante e inesquecível dos seus primeiros passos como cientistas. Confira as fotos. 

 

  





 

 

 
 
 








terça-feira, 5 de agosto de 2014

RECUPERAÇÃO DE ÁREA VERDE NA ESCOLA MUNICIPAL ENGº.JOÃO ALBERTO DE MENEZES BRAGA



Com o apoio da comunidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou na manhã desta quinta-feira, 31, o trabalho de recuperação de um trecho degradado da área verde do Loteamento Vale do Sinai, na Zona Norte. Moradores e alunos da Escola Municipal João Alberto de Menezes Braga participaram da ação de plantio e distribuição de mudas como forma de marcar simbolicamente a atividade, que faz parte das ações do Programa Manaus Verde e Viva, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas.
Foram plantadas, no total, 40 mudas de espécies arbóreas nativas e feita a identificação da área com a instalação de uma placa de sinalização de área verde. A ação foi executada pelas Diretorias de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA), Áreas Protegidas e Arborização e Paisagismo e a Divisão de Educação Ambiental da Semmas, que realizou um diagnóstico socioambiental na área antes da realização da intervenção.
A gestora da Escola Municipal João Alberto de Menezes Braga, Ana Regina de França Madureira Garcia, ressaltou que a recuperação da área verde da comunidade ajudará no desenvolvimento das atividades de educação ambiental dos alunos. Segundo ela, a escola pretende contribuir com a regeneração do verde e apoiar para que o espaço se torne uma área de lazer e contemplação para os estudantes.